27 novembro, 2015
















Vereador Robertinho Asfora lamenta a falta de compromisso com a população do Prefeito e da Secretaria de saúde











O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus participou de mais uma reunião hoje (27) na sede do município, na oportunidade o vereador Robertinho Asfora (PSB) enviou votos de profundo pesares a família de seu Joaquim que veio a falecer recentemente em Barras do Farias. 

Também foi pauta do discurso do vereador a falta de segurança dentro do município de Brejo em geral, o vereador chegou a cita o caso em que alguns meses atrás aconteceu de morte na cidade na hora da reunião (11h00 da manhã). Não deixou de lembrar o caso de Aldo no distrito de Fazenda Nova, que sobre uma tentativa de roubo no seu estabelecimento, aonde teve até trocas de tiros, ainda sobre o distrito Robertinho fez questão de relembrar o triste episódio que aconteceu na praça, aonde um casal teve seu carro tomando por assalto e foi levado uma de menor de refém, a jovem sofreu um duplo estrupo. 

Como solução para esses problemas o vereador pediu que fosse acrescentado junto a delegacia de Brejo a GATE e a ROCAM para fazer rondas itinerantes pelas zonas rurais e os três grandes distritos, além de como uma ferramenta de investigação a ajuda da Guarda Municipal, que segundo o vereador só vive no hospital sem utilidade quase que nenhuma. 

Asfora Filho também lamentou como o atual prefeito Edson de Sousa e o Secretário de saúde vem tratando a população principalmente de São Domingos distrito com maiores números de caso da Zika Vírus, Dengue e Chikungunya. Para o vereador se a prefeitura tivesse utilizando os 4 fumacê que foram deixados pelo ex-prefeito Roberto Asfora a situação estava mais controlada, tento em vista que o fumacê agora é proibido por conta que estava matando borboletas, sapos entre outros animais, mais o ministério da Saúde permite a ser utilizado em casos de Dengue, e mesmo assim a prefeitura não fez uso dessa ferramenta de prevenção.


Vereador Manuel Bento destaca ações da Secretaria de saúde e do Prefeito


Na noite desta sexta-feira o vereador Manuel Bento (PC do B) esteve na Câmara de vereadores em mais uma reunião, de início o vereador pediu a casa que fosse enviado votos de pesares a família de Rita de Meira. 

Com relação a saúde, a essa virose que vem atingindo boa parte da população de São Domingos, o vereador disse que é preciso os pares unir forças para combater a mosquito que parece inofensivo mas deixa o ser humano todo quebrado. 

Manuel também parabenizou a Secretária de saúde e o Prefeito que no Outubro Rosa se mobilizaram e toda semana ia 2 carros com várias mulheres para a cidade de Caruaru para fazer exames relacionados a campanha, para o vereador a secretária e Edson de Sousa Novembro Azul vem no mesmo pique, aonde o vereador falou que participou no último final de semana de uma palestra sobre Câncer de Próstata, diabete e outras prevenções relacionada a campanha. 

O vereador também lamentou o ocorrido com Aldo, e disse que na hora da tentativa de assalto várias pessoas estava por perto, aonde chegou até a ter uma troca de tiros, é preocupante a segurança não apenas no nosso município mais no Estado e no País.


Vereador Avecino Lima diz que situação do boa esperança é vergonhosa, e novamente cobra melhorias para a praça bom conselho










O vereador Avecino Lima (PR) também na reunião que aconteceu hoje (27) não deixou de enviar votos de pesares a família de José Estevão que era mais conhecido como Seu Grande. 

Foram alvos de parabéns por parte do vereador os funcionários da Câmara Jobh Henrique e Leandro Araújo por mobilizar a população e irem reivindicar junto a Compesa nesta manhã (27). Em seguida seu discurso foi pautado por vários apelos a alguns secretários e ao prefeito do município. 

Segundo o vereador a rua UM no bairro boa esperança se caso adoecer alguém tem que ser tirado nos braços já que não consegue entrar uma ambulância naquela rua, por isso faço esse apelo ao Secretário de Obras e ao prefeito que tomem alguma atitude com relação a esse caso. A falta de iluminação também vem facilitando a ação de meliantes, segundo o vereador o bairro é muito escuro, e em tom de desabafo Avecino disse: Ali também mora gente. 

Em outro apelo o vereador pediu que fosse feito o saneamento daquele Bairro, segundo informações estar ajuntando lixo e o mal cheiro incomoda as crianças e a população, além de correr o risco de proliferar o mosquito da Dengue. 

Também não deixou de ser pauta do seu discurso a entrega de leites especiais que alguma mãe se cadastram e não estão recebendo a quantidade certa, se for para receber 5 elas estão recendo 3, então que a secretária de saúde resolva essa questão, nenhuma mãe vai se cadastra para receber as latas de leite porque não precisa, todas precisam. Fisgou. 

A praça bom conselho a quase todos meses depois volta a ser comentada na Câmara, o vereador novamente voltou a lamentar a situação da praça e pediu que o prefeito fosse atrás dos órgãos que fazem a liberação da verba para fazer o mais rápido possível essa praça.

Vereador Laélson destaca ações do Prefeito, e comenta algumas coisa dos discursos dos vereadores de oposição










O Líder da Situação na casa do povo, Laélson do Sindicato (PT) parabenizou e pediu que a casa enviasse votos de aplausos e parabéns a Hudson e Fernando pelo Projeto Cultural Amigos & Música na praça, vale ressaltar nesse projeto a importância de manter a cultura e também mostras os artistas da nossa cidade. Como também parabenizou os idealizadores do Ciclismo na Cidade, aonde um grupo com quase 100 Bikes percorre a cidade a noite. 

O vereador também fez questão de lembrar que o avanço do asfalto dentro da cidade é essencial para a participação desse movimento. Segundo o vereador já foi feito a primeira parte, duvidaram que ia ser feito a segunda parte e já foi concluída, em breve vamos ter a terceira parte dessa etapa. 

Também fez questão de parabenizar os idealizadores do protesto contra a Compesa, aonde o gerente já garantiu que não vai ser mais tirado água da Central de Abastecimento, então já surgiu efeito a mobilização da população. 

Sobre o mosquito da Dengue o prefeito junta com a Secretária de saúde vem fazendo o impossível para combater essa virose, com mutirões em São Domingos e estamos atendendo todas as necessidades da população.

O vereador ressaltou que é de sumo importância na crise que estamos passando armazenar água, agora que a população faça isso de uma forma segura. Com relação a Guarda Municipal o vereador falou que eles tem como missão guardar e proteger os prédios públicos, para eles irem as ruas armados precisam de uma autorização da Polícia Federal e um curso de capacitação para usar armas e fazerem abordagens.

Vereador Hilário Paulo desabafa na Câmara










O vereador Hilário Paulo iniciou seu discurso falado sobre a virose que atinge o distrito de São Domingos, e o aumento de atendimento que a policlínica vem recebendo, mais de 300 pessoas por dia. Quase todas as casas em São Domingos têm gente doente. 

Hilário parabenizou as pessoas da Igreja que montaram uma tenda, e a todos os voluntários que estão ajudando o povo, tem pessoas que são adversárias nossas, mais estão lá ajudando por que é algo sério, quero agradecer ao prefeito, que quando viu a situação mandou dobra a capacidade de funcionários na policlínica, mandou dobra a capacidade de agentes endemias, também a capacidade de pessoas que estão na limpeza. 

Aos vereadores o vereador fez um pedido, que vá atrás dos seus deputados e peçam ajuda para contribuir, vão lá no distrito e vejam a situação que se encontra, gostaria de agradecer a Cida e a secretária Vanessa que passou a semana inteira dentro da policlínica sofrendo com o povo de São Domingos, eu gostaria de fazer esse desabafo. 

Segundo o vereador, ele fez uma proposta hoje (27) na reunião da frente parlamentar que desse um prazo ao Govenador para que viste essas situações, é triste ver um irmão seu estar tirando água ao lado de um esgoto, estar acontecendo isso em São Domingos. Citou. 

O vereador convidou os vereadores presentes para participar da próxima reunião da frente parlamentar que acontece no dia 17 em Jataúba para se feito um protesto. 

Hilário fez questão de cobrar da oposição que para o vereador, a oposição só fica na reunião até aonde interessa eles. Fisgou.

Vereador Josevaldo mostra ações de Doutor Edson e tem principio de debate com o vereador Avecino










O vereador Josevaldo Lopes (PTB) esteve na reunião da Câmara hoje (27) e durante seu pronunciamento fez questão de parabenizar Joanh Henrique quem a 9 anos faz um evento evangelizador em Brejo da Madre de Deus, segundo o vereador evento esse que a cada ano vem aumentando, e pregando e levando a palavra de Deus para várias pessoas.

Também destacou e se mostrou a disposição do povo brejense com relação a compesa, que se for preciso vai ser feito até uma audiência publica, na oportunidade parabenizou a luta de Coiô para realizar esse protesto.

O evento musical que estar sendo feito em Brejo da Madre de Deus que tem como intuito também recadar alimentação para as famílias mais necessitadas. 

O vereador também aproveito para pedir que os votos de pesares fosse enviado em nome da casa, ou seja em nome de todos os vereadores. Josevaldo também parabenizou o prefeito que vem fazendo mutirões no distrito de São Domingos.

Em resposta ao vereador Avecino, Josevaldo disse que todas as ruas do boa esperança vão ser calçadas, um prefeito que asfaltou o brejo quase todo, não vai calçar algumas ruas, pode ficar tranquilo vereador.

Em uma a parte o vereador Avecino disse: Lógico que ele assaltou, agora vamos da mérito a quem merece, todos sabem que foi Roberto Asfora que conseguiu o dinheiro desse assalto.

Josevaldo: Eu falo de incompetência, como você mesmo falava, a rua do Canecão direto, vai eu nunca vi você parabenizando o prefeito, porque a primeira rua que calço foi a do canecão, a assim não adianta arrumar a emenda passar um ano e não ter a competência de fazer a obra.

Avecino: Depois que ele (Doutor Edson) entrou mesmo com o dinheiro em caixa ele passou quase um ano sem fazer nada aqui em brejo.


Vereadora Maria José do Tambor devolve voto de repudio recebido por Luciene do sindicado dos professores  



A presidente da Câmara de Vereadores Maria José do Tambor (PDT) iniciou seu discurso falando sobre a festa de Nossa Senhora das Graças que ela participou no sitiou oitis.

Eu nunca na minha vida recebi um voto de repudio, e eu recebi um logo no dia que eu mais trabalhei na minha vida. A vereadora explicou o caso, teve que ir até Olinda acompanhar sua filha no parto, e lá ligou para o vereador Hilário para saber de uma reunião que teve com os professores e alguns servidores, que foi com Luciene uma pessoa que trabalha no sindicado dos professores, e o vereador Hilário deu o recado que eu não podia ir, mais ela mandou para mim um voto de repudio, então foi injusto o que ela fez comigo, inclusive eu disponibilizei a Câmara que é o espaço do povo e deixei mais uma pessoas para ajeitar o som, soube até que foi uma reunião muito proveitosa, mais foi injusto o que ele fez comigo, com Dona Íris Secretária de Educação e o prefeito, eu devolvo a ela o voto de repudio ela deveria nos respeitar e nem sabia o que eu a gente estava fazendo para fazer isso. Desabafou.

Maezé como é chamada também falou que conversou com a secretária Íris que disse que no dia (10 de Dezembro) vai a ver uma grande amostra literária do município com todas as escolas, todas as escola viram a sede do município fazer a apresentação da língua portuguesa.

As escolas que estão sendo reformadas são várias também, escolas em São Domingos, Fazenda Nova e em Brejo da Madre de Deus, além do mais, a secretária falou que estar percorrendo todas as escolas para ver os tamanhos da roupa de cada aluno, e ano que vem cada criança vai receber os fardamentos completos. 


| Blog do Allison Torres |