21 novembro, 2015


Para diminuir a dor nas articulações causada pela febre de Chikungunya deve-se seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de Paracetamol, compressas quentes e beber muitos líquidos como água, chá e água de côco, até que o organismo seja capaz de combater o vírus.

Geralmente, o tratamento para febre Chikungunya dura entre 7 a 30 dias, mas a dor nas articulações podem permanecer por mais de 1 ano, sendo necessário fazer fisioterapia.
Tratamento caseiro para febre de Chikungunya

Alguns cuidados para tratar os sintomas específicos da febre de Chikungunya são:

Febre alta: colocar uma compressa fria na testa, evitar o excesso de roupa, beber chá de pulmonária ou tomar remédios antipiréticos, como o Paracetamol, de acordo com as indicações do médico;

Dor nas articulações: aplicar compressas quentes, com óleo essencial de camomila, sobre a articulação dolorida, beber infusão de salgueiro 3 vezes por dia ou tomar remédios analgésicos, como Acetaminofeno, receitados pelo clínico geral;

Náuseas e vômitos: beber chá de gengibre durante o dia, chupar um picolé de limão ou tomar remédios antieméticos, como a Metoclopramida ou Ondansetrona, prescritos pelo médico;

Diarreia: beber água de arroz, comer alimentos cozidos de fácil digestão, como fruta, arroz ou frango ou ingerir remédios antidiarreicos, com Loperamida ou Racecadotril, indicados pelo clínico geral.

Uma boa dica, além dos cuidados citados, é fazer uma alimentação rica em vitamina C, aumentando o consumo de frutas como laranja, kiwi ou morango, para fortalecer o sistema imune e acelerar a recuperação.

O mosquito que provoca a febre de Chikungunya é o mesmo responsável pela dengue e, por isso, saber como identificar o mosquito pode ajudar o médico a fazer o diagnóstico da doença. Saiba como identificar o mosquito da dengue.
Sinais de melhora da febre de Chikungunya

Os sinais de melhora da febre de Chickungunya surgem quando o organismo é capaz de eliminar o vírus e incluem a diminuição da febre, da diarreia e dos vômitos.

Em alguns casos, o cansaço e a dor articular podem se manter após a cura da febre da Chikungunya e, por isso, o clínico geral pode recomendar sessões de fisioterapia para ajudar a diminuir o desconforto.
Sinais de piora da febre de Chikungunya

Quando o tratamento não é feito de forma adequada, ou o sistema imune se encontra enfraquecido podem surgir sinais de piora como febre acima de 38º por mais de 3 dias e piora da dor nas articulações, levando à artrite, que pode persistir por meses.
Veja alguns sucos e chás que podem ajudar a diminuir a dor nas articulações:


| Blog do Allison Torres |