11 dezembro, 2015



Antes de receber a salvação em Jesus Cristo sua lista de pecados diários e tentações era talvez enorme, mas hoje com certeza não precisa fazer uma relação dos pecados e tentações as quais você enfrenta diariamente, não é mesmo? Felizmente, a lista de um cristão se torna minúscula quando comparada a sua vida anterior. Mas, à medida que você dá brechas, vai ficando exposto novamente à maior parte das coisas mundanas e de suas seduções pecaminosas, e sua lista de tentações com certeza aumentará enormemente.

Viver a vida cristã é uma batalha! Não estou me referindo a ser algo ruim, chato, uma vida triste, sem graça. Estou falando de uma batalha diária para vencer o pecado e as investidas do diabo. Jesus mesmo disse-nos: "No mundo tereis aflições" (João 16.33). Esse problema surge para nós de diversas maneiras. E, da mesma forma que os instrutores do Exército, Deus deseja nos preparar para a batalha inevitável... 

Você não pode esquecer a importância de se preparar adequadamente para assumir as prioridades de sua vida. Uma dessas prioridades é estar preparado para enfrentar a tentação que o inimigo lança diariamente contra você e defender-se dela. É disso que esse devocional tratará. Como, nós cristãos, os soldados do exército de Cristo podemos nos preparar diariamente para vencermos as tentações do inimigo.

“UM GRANDE PROBLEMA QUE EXPLICA A QUEDA DE MUITOS CRISTÃOS É BRINCAR COM O PECADO.” 

Muitos acham que determinados pecados são pequenos, que não vão derrubá-los e com isso se acostumam com os “pecadinhos” e dão brechas para que esses pecados aumentem e os derrubem. 

Qual o conselho bíblico para não sermos pegos brincando com o pecado? 

1 Coríntios 10.13 - Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 

2 Coríntios 13.5a - Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos.
Examinar-se sempre. 

Por que é importante que cada cristão saiba quais são as coisas que lhe tentam e quais são os momentos e lugares onde mais essas tentações aparecem? Quando sabemos o problema podemos atacar diretamente ele e resolvê-lo. Assim como um problema de saúde, para ficarmos curados temos que saber qual a doença e nos tratarmos com os medicamentos apropriados. Se não for assim a doença poderá até matar.

O que podemos aprender em Gênesis 4.7 sobre enfrentar a tentação? "O pecado jaz à porta, cumpre a ti dominá-lo.” Deus nos deu livre arbítrio, direito de escolhas. O próprio Deus alertou Caim da tentação que ele estava sofrendo e o mostrou que ele poderia fazer a escolha de ceder ou não a ela. 

E se a tentação for grande demais? Existe tentação grande demais para que alguém não possa resistir? 

1 Coríntios 10.13 - "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará ser tentado além do que podeis resistir; antes, com a tentação dará o livramento, para que a possais suportar".

Você pode estar pensando: “A luta contra o inimigo e as tentações é algo diário e como enfrentar sozinho isso tudo?” Tenho uma boa notícia para você: Deus criou recursos para lhe ajudar a enfrentar suas tentações. 

Primeiro, Deus lhe ofereceu uma nova lei. Quando você não tinha recebido Jesus Cristo como Senhor e Salvador vivia debaixo da lei do pecado. O que essa lei diz sobre o homem e seu destino? Que todo homem é pecador, escravo do pecado, tem que viver pecando para ser feliz e seu destino é a perdição. 

Quando recebe a salvação, passa a viver debaixo de uma nova lei. O que a lei do Espírito e da vida diz? 

Que através de Jesus Cristo somos livres do domínio do pecado e recebemos o poder de vencê-lo e também que somos salvos para a vida eterna. 

De acordo com os textos bíblicos: Todas as pessoas conseguem seguir essa lei do espírito? Por quê? 

Romanos 8.8,9,11 

8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 

9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 

11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. 

Só os que recebem a salvação em Jesus Cristo conseguem viver livre do domínio do pecado e seguir a lei do espírito, porque não são escravos do pecado, nasceram do espírito. 

Qual o segundo recurso que Deus nos deu para enfrentarmos as tentações e sermos vitoriosos? 

João 16.13 - quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 

João 14.26 - mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. 2º Deus nos ofereceu um guia, o Espírito Santo.
    
Qual o terceiro recurso que Deus nos deu para enfrentarmos as tentações e sermos vitoriosos?

Salmo 119.105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. 

Salmo 119. 9,11 

9. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 

11. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. 

3º Deus forneceu um manual a Bíblia Sagrada 

Qual o quarto recurso que Deus nos deu para enfrentarmos as tentações e sermos vitoriosos? E qual a importância deste recurso? 

Tiago 5.16 - Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 

Hebreus 3 

12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; 

13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado 

4º Deus nos deu irmãos em Cristo para nos ajudarem na caminhada. 

O que eu devo evitar para não cair em tentação? 

2 Timóteo 2.22 - "Foge, também, dos desejos da mocidade" 

a. Evite lugares onde você possa ser tentado. 

1 Coríntios 15.33 - "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" 

b. Evite pessoas que possam tentá-lo. 

Mateus 6.22 e 23 - 

Jó 31.1 - "Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?" 

c. Evite ficar com os olhos perambulando por aí.

| Devocional Congregacional |