20 abril, 2017














Do G1 

Nesta quinta-feira (20) completa dois anos da morte do sanfoneiro Mestre Camarão. Para lembrar a data, músicos e familiares irão realizar um show aberto ao público na antiga Estação Ferroviária de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

Irão participar do evento o Trio Café com Leite, Trio Avolante, Mestre Zé do Estado, Humberto Bonny, André Julião, Vinicius, Joãozinho de Bezerros, Matheus, Sebastian, Sandro Sanfoneiro, Waldir Lyra Gravatá, Andrezinho e Júnior da Sanfona. O show irá ocorrer às 11h.

Sobre Mestre Camarão
Filho de um agricultor e safoneiro, Camarão começou a tocar ainda criança. Na extinta Rádio Difusora de Caruaru, criou o Trio Nortista, que foi o primeiro grupo musical dele. Em 1962, foi contratado pela gravadora pernambucana Mocambo e lançou o primeiro disco.

Gravou 27 discos , entre 78 rpm, LPs e CDs. Em 2001, fez os arranjos das sanfonas e tocou sanfona e baixo sanfonado em todas as faixas do CD "Xote pé de serra", de Santana. Em 2000, em comemoração ao seus 50 anos de carreira, lançou o CD "Forrofando em Caruaru". Fundou a escola de música "Acordeom de Ouro" em Caruaru, onde passou a lecionar.

Formou entre outros, os músicos, Diego Reis, da Banda Lampiões e Maria Bonita, e César do Acordeon, da banda de Maciel Melo. É considerado o criador da primeira banda de forró do Brasil. Foi também o primeiro a colocar metais em banda de forró e regeu a primeira orquestra sanfônica de forró da cidade.