27 maio, 2020

Mulher apresenta fortes sintomas, não consegue teste em Santa Cruz do Capibaribe e descobre Covid-19 em Caruaru




A equipe do Blog da Polo foi procurada nesta quarta-feira (27) por uma jovem de 22 anos, residente em Santa Cruz do Capibaribe, relatando que não conseguiu testes para Covid-19 no município, mesmo após apresentar fortes sintomas da doença. Exame realizado em unidade particular de Caruaru, constatou positivo para o novo coronavírus.

A jovem do Bairro Nova Santa Cruz relata que desde o dia 28 do mês passado, quando apresentou os primeiros sintomas, buscou a UPA local, mas sem grandes avanços. 

Protocolo seguido informado naquele momento, era da realização de testes apenas em pessoas com sintomas graves com problemas respiratórios.

A paciente relatou para nossa reportagem, que nos primeiros contatos na UPA foi repassado que não seria sintomas da doença. Após persistência dos sintomas a jovem passou na Unimed de Santa Cruz e Caruaru, até fazer o teste em unidade particular. O resultado saiu na última quarta-feira (20).

Preocupada com os familiares e relatando que mãe (43 anos) e irmãos (8 e 17 anos) também apresentam os mesmos sintomas iniciais que ela, espera acompanhamento e testes por parte da secretaria de saúde do município.
Vale ressaltar que exames realizados em Caruaru não entram nas estatísticas de Santa Cruz, o que evidencia ainda mais a sub-notificação existente.

Monitoramento

Entramos em contato com a secretaria municipal de saúde. A secretária Poliane Costa repassou que existe a recomendação para que ambulatórios particulares informem aos municípios sobre os confirmados e que isso deve se tornar obrigatório nos próximos dias, para facilitar o acompanhamento dos pacientes e seus familiares. 

Após nossa reportagem repassar os dados da paciente, a secretária afirmou ainda que os procedimentos e cuidados necessários serão tomados com a jovem e os demais da residência que serão encaminhados para teste. 

A equipe do Blog da Polo segue acompanhando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário