06 maio, 2020

No combate ao novo coronavírus



A secretaria municipal de saúde de Jataúba capacitou nesta quarta-feira (06), profissionais de saúde do município para coleta de material biológico para exame de diagnóstico da Covid-19. A capacitação foi ministrada por uma técnica indicada pela IV GERES. Os técnicos capacitamos irão realizar coletas exclusivamente nos profissionais de saúde com suspeita da doença.

Durante a capacitação foram apresentadas todas as etapas do processo que deve ser seguido para a coleta, armazenamento e o transporte da amostra de casos suspeitos e confirmados da Covid-19. 


O treinamento também tratou da importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A técnica que realizou a capacitação, explicou como deve ocorrer o procedimento. 
"serão coletadas as amostras por meio de três swabs, onde eles serão colocados num líquido adequado, a fim de que o vírus não morra nem crie micro-organismos, em seguida será cadastrado e enviará o material para referência do estado, onde será feito o exame de PCR em Tempo Real (qPCR) para detecção do vírus causador da Covid-19”, explicou. Fabiana (técnica de referência e profissional que capacitou a equipe). 
Segundo a profissional, o procedimento consiste na coleta de material pelo método swab, por meio de hastes flexíveis de algodão, onde são colhidas secreções nasofaríngeas (narinas direita e esquerda) e orofaríngeas (boca). 

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário