30 junho, 2020

RAUL HENRY DEFENDE ADIAMENTO DO ENEM E APROVAÇÃO DO NOVO FUNDEB


Em participação no quadro "live em casa" do Blog do Allison Torres, o Deputado Federal Raul Henry (MDB) avaliou a situação da educação brasileira neste período de pandemia e classificou como tragédia a gestão de Abraham Weintraub na pasta da educação.

Para o Deputado, a educação remota aumenta a desigualdade social, uma vez que nem todos tem direito a uma internet de boa qualidade. Sobre o ENEM, Raul Henry é contrario a edição deste ano, para ele os alunos da rede privada serão beneficiados caso aconteça o exame, para não agravar ainda mais a desigualdade, o deputado defende o adiamento. 

Raul também falou sobre o Novo Fundeb, bandeira que ele vem defendendo, o Novo Fundeb e uma  Emenda Constitucional (EC 15/15) que transforma o fundo em um mecanismo de financiamento permanente da educação básica, incluído na Constituição Federal, com isso aumenta para 15% a complementação mínima da União no primeiro ano de vigência e aumento progressivo de 2,5% ao ano até o teto de 40% em 2031. Hoje a complementação da União é de 10%. 
"O que a gente defende é que no Novo Fundeb tenha mais dinheiro do Governo Federal, que de fato é onde ta concentrado o recurso no Brasil, o Governo Federal fica com 60% de todos os impostos que são arrecadado no Brasil... A gente que melhorar a distribuição, fazer um Fundeb que faça mais justiça, que seja mais equitativo, que quem recebe menos passe a receber mais para diminuir a desigualdade." Argumentou o Deputado. 
O deputado acredita que é preciso abrir o dialogo com os Secretários  de Educação de cada Estado e especialistas antes de definir uma data para aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio. 

Quando questionado sobre o Ministério da saúde, para o deputado, "o outro ministro (Abraham Weintraub) foi uma tragédia, o outro ministro foi o pior ministro do governo Bolsonaro." Ele também lamentou a situação atual da pasta, e confessou que até ficou animado com a chegada de Carlos Alberto Decotelli. 
"Em educação a gente precisa de consenso." Afirma o Raul Henry 
Conteúdo: Blog do Allison Torres 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário