16 julho, 2020

VENTO OPORTUNO - POR: PROFESSOR MÁRIO DISNARD


Para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos de mudança, romper com o mesmo e ter a capacidade de se antecipar 

Por que algum de nós perdemos as boas oportunidades na vida profissional? Porque temos medo de mudança, que se transforma em pânico. Uma pessoa só aceita a.mudança, de fato, quando percebe que será beneficiada no processo. Todos temos medo. A natureza colocou em nós dois mecanismos para sobrevivermos: medo e dor. Pânico porém, é outra coisa. Medo lhe ajuda a não achar que é invulnerável. Em todo processo de mudança, é preciso ficar acautelado, e o medo auxilia nisso. Quem não tem medo se sente satisfeito, tranquilo e distraído.

É necessário ser capaz de ter medo de não renovar energia e perder a oportunidade. De onde vem a palavra oportunidade? Vem do nome vento. Os romanos tinham o hábito na antiguidade de dar nome aos ventos. E um vento que ela apreciavam imensamente, que levava o navio em direção ao porto, era chamado de ob portus, o vento oportuno. 

Finalizando, o bom navegador não espera o vento oportuno, ele vai atrás. A audácia lhe coloca na condição: é preciso ser capaz de se antecipar. Antecipar e diferente de adivinhar. Antecipar está no campo do planejamento e da ciência, enquanto adivinhar está no reino da magia. Não dá para adivinhar o mercado , mas dá para antecipar. Não dá para adivinhar o processo, dá para antecipar. Para isso a pessoa que não perde a oportunidade se caracteriza pela capacidade proativa. Diferentemente daquele que só quer adivinhar e, é portanto, reativo.
Sobre o autor:
Professor Mário Disnard possui graduação em história e Gestão em Recursos Humanos. Possui Pós graduação em Gestão do Capital Intelectual e Coordenação Pedagógica. Foi Articulador da EJA da Prefeitura Municipal de Caruaru. Tem experiência na área de Administração. Foi Coordenador do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos biênio 2014/2016, Foi vice presidente dos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru. Participou da Construção do Plano Municipal de Educação de Caruaru. Pesquisador em EJA com publicações Nacionais e Internacionais . Em 2020 lançará o livro com a mesma temática do trabalho apresentado em Portugal pela editora Appris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário